Interesse profissionais

Eletrônica

Eletrônica

Vestibulinho 2012

Vestibulinho 2012

Balcão de Empregos

Balcão de Empregos

Não perca tempo!

Não perca tempo!

Assistente Administrativo

Assistente Administrativo

Curso Recepcionista

Curso Recepcionista

Perfil

Compuway Sobral
Sobral, Ceará, Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Postagens populares

terça-feira, 5 de junho de 2012

Novo chipset é 1.000 vezes mais rápido que Bluetooth



Apressado

Pesquisadores de Cingapura construíram e testaram um novo chipset que transfere 80 músicas MP3 entre dois aparelhos móveis em 1 segundo.

Isto é o equivalente a transferir o conteúdo de um DVD - um filme de 2 horas "pesando" 8 gigabytes - em meio minuto.

Tente fazer isso por uma conexão Bluetooth e você levará 8,5 horas.

Essa velocidade sem precedentes para a plataforma de transmissão de dados sem fios foi obtida por Yeo Kiat Seng e seus colegas da Universidade Tecnológica de Nanyang e do Instituto AStar.

TV e projetor sem fios

O microchip alcança velocidades de transmissão sustentadas de 2 gigabytes por segundo, o que é 1.000 vezes mais rápido do que uma conexão Bluetooth.

Segundo os pesquisadores, usando ondas de rádio na faixa dos milímetros é possível transmitir grandes pacotes de informação sem consumir muita energia.

Isto torna o novo "chip wireless", batizado de Virtus, adequado para smartphones e tablets, bem como para a transmissão de dados sem fios entre TVs e projetores, algo inédito até agora.

Chipset wireless

O chipset inteiro possui três componentes: uma antena, um transmissor/receptor completo de rádio e um processador de banda base, que permite que um canal único utilize toda a largura de banda disponível.

Segundo a equipe, o processador de banda base é essencial para o baixo consumo de energia do sistema.

Ele recebe o sinal, captado pela antena e filtrado e amplificado pelo transceptor, e efetua um processamento analógico não-linear e um processamento digital paralelo.

O chip Virtus será apresentado publicamente durante a Computex de Taiwan, que ocorrerá neste mês de Junho. Mas os cientistas afirmam que já existem contatos com fabricantes para colocá-lo no mercado.

0 comentários: